quinta-feira, 28 de junho de 2012

elas passarão, eu passarinho

         Quem é que nunca se deitou no chão a fim de contemplar o céu? Ah, as estrelas são sim mágicas e despertam tantas mil afeições, mas, particularmente, eu gosto das nuvens. Prefiro a companhia do sol pra sonhar. O sol ajuda a fazer isso com os olhos atentos.
         Dedique-se um dia às nuvens. Abdique-se da segurança de um teto e do conforto de uma cama por um dia, acorde com o sol e permita-se o silêncio. Aprenderás muito com as nuvens. Serás tocado por elas mesmo que distante. Não importa a quantidade delas que ocupem o céu. Não importa seu estado físico. Nuvens são sempre nuvens e sempre dizem algo.
        Pode ser que elas sejam raras e estejam esparsas pela imensidão do céu. Geralmente, quando assim, o céu se faz claro e o sol dispensa a timidez. As nuvens, portanto, se encaixam ao clima e se permitem estar leves, e por isso, livres. E então dançam por todo o espaço que lhes é cedido, aproximam-se e distanciam-se da potência do sol a medida que sua liberdade permite: sem exageros. Subordinadas ao astro, elas se alinham a ele fazendo toda a arte coadjuvante responsável pela beleza do espetáculo. E então se pintam com as cores que ele proporciona, do mais alvo tom até o mais roseado dele. Todas sendo explicitamente singulares.
       Assim, você aprenderá a fazer da vida o sol e dançar a modo de torná-la bela. E se pintar com suas cores e reconhecer seu potencial. Com as nuvens, você aprenderá a ser leve e livre deixando-se levar pelo vento, e apesar de portar toda liberdade, saber medir-se na aproximação com o sol. Sendo potente, mas são o suficiente pra absorver demais e acabar por se esvair, tampouco se distanciar e terminar fora do cenário. Pelas nuvens, você vai aprender a fazer a beleza da vida, deixando tênue a divisão entre o principal astro e os coadjuvantes e sendo completamente perfeito no local onde está, contribuindo para que a memória de muitos o preserve.
       Ou então pode ser que as nuvens, em abundância, estejam a proteger o sol fazendo-o quase não notável. Adequando-se as necessidades, você as verá mui grandes e pesadas, muitas vezes, não poderá definir seus limites. Observará que estarão estáticas e se farão protagonistas da cena. Cheias de carga, esperarão a hora para que possam se aliviar. Suas cores se assimilarão e exibirão tons fortes.
       As nuvens são fortes.
       Nessa ocasião, você aprenderá a ser protagonista quando a vida parece ter se retirado. Tornando-se forte, você vai ver como armazenar tudo o que for necessário e ter a sabedoria do tempo para quando puder desabar. Você vai aprender a parecer forte estrutura apesar de quase não aguentar tudo que carrega. Você pode até amedrontar e, apesar de tudo, você ainda vai exalar beleza. Você terá a lição de sabedoria do tempo, do clima e segurará as pontas até que a vida volte a ocupar seu espaço. Você será ensinado a ser você, pelas nuvens.

      E pode ser ainda que você veja tudo isso ao mesmo tempo. E se portar tamanha sorte, você será presenteado com um arco-íris que.... ah, o arco-íris dispensa metáforas.
     

2 comentários:

  1. Pra variar, arrasou no texto!!!!
    E mandou muito beem parafraseando Quintana no titulo. Que liiiindo voce, amigo! Muito lindo! ♥

    ResponderExcluir
  2. Devo confessar que adoro quando me elogiam os títulos, eles são difíceis de serem escolhidos.

    ResponderExcluir