terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Minhas 8 não-promessas para 2014

Depois da bela e ainda-não-tão-bem-superada-crise-dos-20 (e se você está achando babaca ter crise aos vinte gostaria que você se retirasse, valeu), eu fui obrigado a passar pela virada de ano novo. Sim, esse é um fardo que você, que não soube esperar a hora de nascer, carrega por ter chegado 3 dias antes de o ano se findar: ter que conviver de uma só vez com reflexões natalinas, aniversário e ano novo na mesma semana. Ou seja, uma catástrofe psíquica de o-que-eu-estou-fazendo-com-a-minha vida.
Bem, o que eu estava dizendo é que, nessa virada, eu mandei todas as promessas que eu e todas as pessoas faziam naquele momento para a  merda. Olha só, se você fez promessa de fazer merda, foi a única que restou. No mais, o resto tudo está na merda. E já diria a minha avó, é melhor não mexer na merda porque quanto mais se mexe, mais se fede.
Para 2014 eu fiz algumas resoluções. E, não, isso não é um sinônimo de promessas, e eu explico: por Promessa, fazemos um compromisso de dar, dizer ou realizar alguma coisa. Já por Resolução temos o ato ou efeito de se resolver, ou seja, meio pelo qual se decide um caso duvidoso (leia-se minha vida, talvez a sua, mas só talvez). O que faz muito mais sentido, meus caros, uma vez que em um compromisso de se fazer algo, talvez não damos muito atenção aos imprevistos ou forças que virão a nos atravessar no meio do caminho. Já pela via das resoluções, nos prezamos a resolver um caso duvidoso, e na dúvida, sempre cabe uma outra opinião. E aí passamos a aproveitar melhor os imprevistos. Nada mais duvidoso e complexo do que essa nossa vida, nada melhor do que se prezar a resolvê-la.
E nos tantos significados de "resolver", prefiro e, portanto, faço uso aqui neste texto, é "transformar-se".E assim comecei meu dois mil e catorze no auge nos meus vinte anos. Resolvi que:
1-  Meu relacionamento não irá ser colocado em nenhuma frase depois de conjunções de adversidade (para os que deixaram a gramática lá no colégio - não deviam tê-lo feito, a propósito- são exemplos: mas, porém, contudo, todavia, entretanto). Se me pegar fazendo isso, pagarei a árdua punição de pensar porque o fiz. E resolver, logo, transformá-lo.
2 - Minha palavra do ano é: chuva. Não é a toa que ela existe, logo, antes de maldizê-la passarei a aproveitá-la. No sentido literal e também no figurado. Divaguem sobre a potência de transformação disso: você vai pensar em, no mínimo, três exemplos de aproveitar a chuva e, sem perceber, estará sorrindo.
3 - Farei uma surpresa para algumas pessoas que me resolveram em 2013. Nada espetacular, mas grandioso no coração.
4 - Valorizarei mais o vento que sussurra na praia da esquina. Dizem que o vento esparrama folhas secas amontoadas e elas ficam mais leves para voar pra longe.
5 - Não darei tanta atenção para as regras que ninguém sabe quem as inventou. Exemplo: estou escrevendo esse texto de ano novo já no dia 7, na madrugada da volta às minhas aulas bem cedo. Ou seja, não dei atenção à regra de fazer promessas, nem de que sejam feitas no dia 1, nem de que tenho que dormir cedo para acordar amanhã. Resultado: é com prazer que deslizo meus dedos por essa tela em branco e transformo minha primeira "noite resolvida" em um pouco de alegria.
6 - Escreverei. Sempre. Que as nuvens do meu pensamento sejam transcritas em palavras-sentimentos até que se faça calo nos meus dedos e minhas bochechas passem a doer pelos sorrisos.
7 - Falarei menos, conversarei mais. Ou seja, serei mais vulnerável a trocar, e não discursar. E, sem sequer perceber, ficarei mais agradável para aqueles que dividem essa vida ao meu lado.
8 (e não menos importante) - Diminuirei a barriguinha que começa a salientar no meio do meu corpo. Na verdade, esta última é bem uma promessa, porque daí dou menos atenção aos imprevistos (pizzas que desejam minha boca).


Não, na verdade não. É uma resolução. Afinal, eu disse "feliz 2014" e sem pizza ainda não descobri o jeito alternativo de encontrar felicidade.      

2 comentários:

  1. 9 - apesar de ser meu último ano pleno ao lado da ~~juju~~, não ficarei triste por qualquer que seja seu destino (a não ser que este destino seja voltar pra mirassol e trabalhar numa loja de roupas, ou numa lanchonete, sei lá) porque eu guardarei nossa amizade pro resto de minha vida. (visto que ela irá morrer antes de mim)

    ResponderExcluir
  2. ''' 7 - Falarei menos, conversarei mais. Ou seja, serei mais vulnerável a trocar, e não discursar. E, sem sequer perceber, ficarei mais agradável para aqueles que dividem essa vida ao meu lado. ''

    ResponderExcluir